Chat no msn da Filipa Azevedo

Adicionem group1196817@groupsim.com no msn, é um chat para todos os fas da Filipa.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Entrevista a Filipa Azevedo



"FC (Nós) - Em primeiro lugar toda a equipa de trabalho do site “Festivais RTP e Outras Finais Nacionais” dá-lhe os parabéns pela passagem às semifinais do Campo Pequeno.

FA - (Filipa Azevedo) - Muito obrigado, parabéns também pelo vosso trabalho e por toda a atenção que dedicam a cantores, autores, ao Festival da Canção, à música portuguesa!

FC - O que a motivou a concorrer ao Festival da Canção deste ano?

FA - Senti que este era o momento e que esta era a canção certa! Eu já tinha recebido um convite para concorrer no ano passado, mas achei que não era ainda a altura indicada.
O Festival da Canção da RTP está a recuperar prestígio e popularidade, sobretudo depois das óptimas prestações de Portugal na Eurovisão nos últimos anos. Por isso, perante o convite do Augusto Madureira, as motivações foram óbvias: participar num evento por onde passaram já nomes tão importantes da música portuguesa, com o aliciante extra de poder vir a representar Portugal em Oslo! ;-)


FC -Como soube e qual foi a sua reacção ao saber que a sua canção era uma das 30 escolhidas entre um lote de 420?

FA - Ninguém acredita mas a verdade é que só soube no dia seguinte pelo jornal. Dois dias antes fiquei com o telemóvel estragado e no local onde estava não tinha acesso à internet! Bem me podiam enviar mensagens que eu não as recebia! Mas é claro que fiquei muito contente!


FC - Como viveu a semana de votações online?

FA - Com calma e confiança. Antes de ficar sem telemóvel e quando tinha acesso à net, é claro que ia espreitando e recebendo mensagens dos amigos. Mas confesso que não tive grande ansiedade!


FC - Concorda com este método de apuramento?

FA - Acho que tem vantagens e desvantagens. Ainda não consegui decidir-me...


FC - Acha suficiente o minuto e meio disponível online para o público avaliar as canções?

FA - Por regra, acho que não é suficiente. Qualquer canção tem um princípio, um meio e um fim. E para ser devidamente avaliada deve ser ouvida na íntegra. Sobretudo se o tema está construído de forma a ter um desenvolvimento... Caso contrário, poderá haver juízos errados.


FC - Como descreve a sua canção?

FA - É uma canção que tem tudo a ver comigo! A letra descreve na perfeição uma situação que vivi no passado. Acho que o Augusto (que mal me conhecia) acabou por ler os meus pensamentos. Esta foi a única canção que enviámos a concurso de um lote inicial de 4 temas. Quando os ouvi, percebi claramente que era esta! É uma balada com uma melodia lindíssima que mexe com os sentimentos das pessoas, aqui ou no Azerbeijão! Eu própria comovo-me muitas vezes quando a canto ou ouço...


FC - Quais as expectativas para as semifinais e final?

FA - As expectativas são as melhores. Tenho por natureza pensamento positivo!


FC - Do Campo Pequeno para Oslo é um grande passo só acessível a uma das 24 canções em competição, qual a sensação de poder vir a ser a eleita do júri?

FA - É uma hipótese que me deixa muito entusiasmada. Se vier a concretizar-se será uma grande responsabilidade, mas também um enorme prazer ser a voz de Portugal na Europa... seria óptimo, vamos ver... que vença a melhor canção, a que melhor nos represente.


FC - A canção que vai defender irá sofrer alterações?

FA - A canção foi muito pensada e trabalhada até chegarmos à versão que enviamos para a RTP. O tema ficou exactamente como queríamos, por isso em princípio não irá sofrer alterações.


FC - Quantos elementos irão estar em palco e que papel desempenharão?

FA - Ora aí está uma pergunta a que não vou responder!!! Temos tudo definido, mas só o vamos mostrar na primeira semi-final, no dia 2 de Março...


FC - Como irá apresentar a sua canção em palco? Haverá algum elemento
cénico extra?
FA - Sim, vamos ter um corpo de baile com 20 elementos, pelo menos 24 foguetes multi-cor e no final, entra a fanfarra dos bombeiros! Eheheheh! Claro que estou a brincar! Acham que vamos quebrar o segredo?


FC - Quanto à roupa que irão vestir todos os elementos da sua canção há algo já pensado?

FA - Sim, está pensado. E mais não digo, não insistam!


FC - Depois de ter ganho o concurso A Família Superstar e ter obtido o 1º lugar nas votações online do festival poderá fazer da sua canção uma das favoritas à vitória. Concorda que é uma das favoritas na corrida para Oslo?

FA - Há músicas óptimas neste Festival. Acredito que a minha esteja nesse lote e seja uma delas.


FC - Qual a sensação de poder vir a pisar o grande palco da Eurovisão em representação de Portugal?

FA - Se isso vier a acontecer, é claro que vou sentir uma enorme responsabilidade em cima de mim, mas uma responsabilidade que me deixará muito feliz! E prometo dar o meu melhor, como sempre fiz até aqui.
Mas cada coisa a seu tempo... pensemos primeiro na semi-final e depois na final... e depois logo se vê!!!

FC - Desejamos a melhor sorte e uma grande participação no festival.
FA - Muito obrigado uma vez mais pelo vosso apoio e pelo apoio que tantas pessoas me têm voltado a manifestar nas últimas semanas. Bjs :-)"

Fonte: http://festivaistv.home.sapo.pt/

Sem comentários: