Chat no msn da Filipa Azevedo

Adicionem group1196817@groupsim.com no msn, é um chat para todos os fas da Filipa.

domingo, 23 de maio de 2010

Augusto Madureira arrasa RTP

O autor da canção portuguesa no ESC 2010, Augusto Madureira, em entrevista ao Notícias TV (suplemento dos jornais DN e JN), quebra o silêncio e revela aspectos menos bons da sua relação com a RTP.

Após a vitória da sua canção, Há Dias Assim, no Festival da Canção, Augusto contactou os responsáveis da RTP, dando sugestões para a apresentação da canção portuguesa no palco eurovisivo. A reacção da RTP foi de desprezo: "Foi-me dito de forma muito clara que era melhor parar", declara Augusto Madureira. E acrescenta: "A prestação em Oslo é da exclusiva responsabilidade da RTP. Todas as sugestões que apresentei foram rejeitadas. Foi-me dito pessoalmente e por escrito que estava a ultrapassar as minhas funções, que a minha intervenção como autor terminou no dia em que venci o Festival da Canção. Foi nessa altura que fui remetido a um papel de mero 'elemento de palco'. Não é suposto ter nada a dizer sobre roupas, performance, nem sobre nada! Não posso deixar de lamentar", frisa o autor da canção portuguesa. De facto, numa entrevista concedida aos nossos parceiros do site Festivais RTP e Outras Finais Nacionais, Augusto, antes de partir para Oslo, já denotava alguma amargura para com a atitude da RTP: "O Augusto Madureira autor da canção fica em Lisboa; a Oslo, só vai o Augusto Madureira 'elemento de palco'. Para mim é um desdobramento dificílimo como imaginam, mas foi isso que me foi dito de forma muito clara". Na mesma entrevista, Augusto afirmava: "Não sei o que está a ser feito. Sei que partimos para Oslo dentro de 72 horas e que eu próprio não sei que roupa vou vestir em palco."

Apesar de tudo, nas suas declarações à Notícias TV, Augusto mostra-se de consciência tranquila: "Fiz tudo o que estava ao meu alcance para promover a canção. Fi-lo a título pessoal, como autor do tema, desde o videoclip à participação no Eurovision Party, na Holanda. Foram iniciativas pessoais que me deram imenso trabalho... mas não estou arrependido". Augusto mostra-se "tranquilo" e diz estar preparado para qualquer cenário na próxima terça-feira: uma passagem, ou não, à grande final de sábado. "Estou preparado para tudo", afirma.

Nas suas declarações, Augusto vai mais longe e põe em dúvida as verdadeiras intenções da estação pública em relação ao Festival: "A RTP anda há mais de 40 anos a tentar e nunca ganhou! Somos o único dos países ocidentais que nunca venceu. Não é estranho? Devíamos parar para fazer um balanço, pensar no que tem falhado, se Portugal quer ganhar a Eurovisão ou apenas marcar presença".

Por outro lado, Augusto revela a atitude completamente oposta por parte da estação para a qual trabalha como jornalista, a SIC, e o apoio incondicional que tem recebido, quer dos colegas, quer mesmo da direcção da estação: "Empenharam-se e até viram o Festival para votarem! Muitos ficaram comovidos com a vitória. No dia seguinte, recebi os parabéns de todos, desde o Dr. Balsemão à D. Ana do bar", acrescenta o jornalista.

Portugal participa na 1.ª semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2010, na próxima terça-feira, com a canção Há Dias Assim. Juntamente com Filipa Azevedo, irão também subir ao palco Augusto Madureira, ao piano, e ainda o coro composto por Patrícia Silveira, Patrícia Antunes e Pedro Mimoso.


Fontes: Notícias TV, Festivais RTP e Outras Finais Nacionais /Imagem: Filipa Azevedo @Facebook

Sem comentários: